Aeroporto Regional da Zona da Mata

Localizado entre os municípios de Goianá e Rio Novo, na Zona da Mata, o Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, mais conhecido como Aeroporto Regional da Zona da Mata, é o primeiro aeródromo de Minas Gerais administrado em modelo de Parceria Público-Privada (PPP).

O contrato foi assinado em 2014 e, desde então, o terminal passou a ser administrado pelo Consórcio Aeroporto Zona da Mata. Com capacidade para 220 toneladas de cargas por dia, o aeroporto tem autorização da Receita Federal para realizar o controle alfandegário em suas dependências. Isso faz com que os trâmites de liberação, armazenamento, embarque e desembarque de mercadorias sejam realizados de forma mais ágil.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), acompanha as metas de desempenho e evolução da movimentação de passageiros e cargas.

Informações Básicas

CONCESSIONÁRIA SPE — Concessionária do Aeroporto Regional da Zona da Mata S.A.
SETOR Aeroportos
OBJETO A exploração dos serviços aeroportuários do Aeroporto Regional da Zona da Mata, que se dará mediante o cumprimento das condições mínimas de prestação dos serviços pela Concessionária.
STATUS DO PROJETO Contrato em operação
MODELO Concessão patrocinada
MESORREGIÃO MINAS Zona da Mata
ÓRGÃO GESTOR Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade – Seinfra
PRAZO 30 anos
VALOR DO CONTRATO R$204.292.777,19 – em valores de agosto de 2013.